quarta-feira, 15 de julho de 2009

QUE BELA ANTEVISÃO AO CARNAVAL 2010 !!

ANTEVISÃO DE QUEM SABE AO CARNAVAL 2010 do Rio de Janeiro


Walter Nicolau
O carnaval das novidades.

O carnaval de 2010 parece nos reservar uma renovação em diversos segmentos nas nossas escolas de samba, seja com a juventude que desponta, na afirmação de novos talentos e até na renovação de vitalidade de nomes já consagrados.
Nem tão jovem assim, Ivo Meirelles é a maior novidade na direção das agremiações e seus atos iniciais à frente de uma das mais tradicionais delas têm demonstrado conhecer exatamente o tamanho da Estação Primeira, seja na forma empreendedora com que está reocupando cargos vagos, como no reforço de diversos segmentos e na interlocução que demonstra estar tendo com sua comunidade.
Dentre os carnavalescos, Alex de Oliveira terá sua oportunidade na Portela e condições de demonstrar o que pôde aprender após longos anos comandando essa folia. Rosa Magalhães enfrentará o desafio de rejuvenescer sua criatividade em jornada dupla: na alegre União da Ilha e no tradicional Império Serrano. Teremos de volta a irreverência de Milton Cunha, tratando novamente com seriedade a galhofa brasileira, na afro tradição da Cubango, além do retorno de Cid Carvalho ao Grupo Especial na desafiadora Mocidade Independente e da grande oportunidade de Márcia Lage, na Mangueira. Confesso que sinto falta de Jaime Cesário.
À frente das baterias talvez esteja a grande expectativa desse novo ano que se aproxima. Como irá se comportar a tradição da Vila Isabel as inovações do Átila? A cadenciada Grande Rio sob a batuta do inventivo Ciça? Os agogôs do Império sob a batuta do Gilmar e os desafios dos irmãos Jorjão e Jonas em Niterói? Porém, a grande expectativa vem lá de Padre Miguel. Bereco, muito mais que uma oportunidade, tem em seu trabalho o desafio de recolocar a mais famosa bateria novamente no hall das mais festejadas e já tem demonstrado grande poder de reagrupamento com o anúncio de seus diretores. Acho que ainda precisava um pouco mais do talento do Odilon. Quem não está curioso em ver o pavilhão verde e rosa tremulando nas mãos de uma porta-bandeira e cortejada por um mestre-sala, não oriundos de suas fileiras, assim como o novo casal da Unidos da Tijuca bailando com cores que seus olhos não estão acostumados? E a tradicional bandeira azul e branca da Portela sob a responsabilidade de um casal tão consagrado? Na verde e branca da Zona Oeste novas mãos empunham o pavilhão da estrela-guia.
Teremos novamente sambas maravilhosos vindos da inspiração de jovens, como aconteceu na Renascer esse ano? Será 2010, a consagração definitiva da renovação das alas de compositores nas nossas escolas, como a verdadeira garantia de que o samba em sua musicalidade pulsa como um bebê e que os grandes mestres irão retornar como Fênix, como o caso do Martinho na homenagem a Noel?
Uma coisa é certa: Nossos ouvidos já podem começar a agradecer com relação ao comando dos primeiros microfones. O definitivo reconhecimento ao talento do Zé Paulo Sierra, com a formação dos 3 Tenores; a volta de Tiãozinho Cruz aos desfiles e de Dominguinhos do Estácio ao Grupo Especial; a tradição imperiana entregue a Anderson Paz; somadas a valentia da Caprichosos de Pilares e Inocentes de Belford Roxo em nos apresentarem a juventude que desponta com os incontestáveis talentos do Thiago Brito e Nino do Milênio.
Que venha 2010, vigoroso, renovador, nos brindando com suas novidades e revitalizações, fazendo a todos nós, novos e veteranos sambistas orgulhosos de sermos parte de uma cultura viva, que a cada ano derruba os pessimistas com a alegria do sorriso no amanhecer de mais um dia de carnaval