segunda-feira, 27 de abril de 2009

Festa de Aniversario dos Unidos de Mato Grosso da Figueira da Foz

Foi com enorme prazer que aceitei o convite da Escola de samba Unidos de Mato Grosso para poder assistir á festa do seu 7º aniversario. O GRES BOTA no REGO foi convidado para a festa mas devido as actuações de protocolo com a Camara de Sesimbra para a comemoração do 25 de Abril não pode estar presente e contribuir para o que era pretentido pelos organizadores que era ter o elenco do melhor que existe em Portugal (lembrar que Vai Quem Quer de Estarreja e depois posteriormente a Trepa de Estarreja FORAM TAMBÈM CONVIDADOS para esta festa )
Maravilhoso o carinho e a forma hospitaleira com que fui recebido pelos responsaveis dessa escola. Foi bom reencontrar as gentes do samba.
Festa excelente com a tenda ( que fazia parte da queima das fitas da Universidade Internacional da Figueira ) e onde se realizou a actuação das escolas a abarrotar de publico. ISTO VEM MOSTRAR MAIS UMA VEZ a grande paixão pelo SAMBA e não só pelo Carnaval !!!
Relativamente ao ano passado GRANDES MELHORAS em todos os aspectos nas escolas presentes.
Amigos da Tijuca abriram o espectaculo e já se viu mais beleza nas fantasias.... um cuidado trabalho para palco a nivel de dança e coreografias com a bateria já tendo um suporte que vai dar os seus frutos concerteza.
Grande evolução em relação aos ultimos 2 anos. Ai talvez a razão de já ter conseguido ser vice-campêa no Carnaval Mealhada.
Ver video em http://www.youtube.com/watch?v=i-QyhiIk5M4
De seguida O Batuque campeão da Mealhada e que mostrou ainda maior diferença em relação ao ano transato. Grande aposta e ... e visivel maior empenhamento na realização das fantasias e adereços relativamente aos ultimos 2 anos. É por aí o caminho !!! Sobre a sua bateria o nivel manteve-se e aplaudo muito a ala de chocalhos . Bom trabalho. Apenas um senão na actuação ...não gostei dos interpretes que em varias partes dos sambas não estiveram nada bem.
Ver video em http://www.youtube.com/watch?v=7iKUI3tk6ik
Os Unidos do Mato Grosso que fecharam a Festa depois da Charanguinha apostarm demasiado forte para a festa e por isso se notou alguma insegurança tanto da parte da dança como da bateria por ainda não ter havido certamente os ensaios e actuações suficientes com este novo reportorio.
Fantasia que já sabia EXCELENTES , samba muito bom ( apesar de um pouco longo ) e bateria nesse samba "tirando onda" com optimo desempenho.
Com melhor trabalho de tamborins e mais ensaios vamos ver de ano para ano essa bateria subindo... subindo.... de qualidade.( tem á frente dela um dos elementos no país que ensina SABENDO ENSINAR e apaixonado pelo samba e NÂO PELO CARNAVAL SÓ..... o que já tem uma grande vantagem sobre tantos e tantos.Parabens Jota )
Ver em http://www.youtube.com/watch?v=xvKHd12nU4c ( samba de enredo 2009)
Deixei para o fim a Charanguinha de Ovar que infelizmente atravessou nos ultimos anos alguma crise e que a fez estagnar um pouco mas este ano do seu 25º aniversario AÍ ESTA ELA renascendo NO SEU TODO e principalmente voltando a estar ao nivel que habitou QUEM ESTEVE E QUER ESTAR A PAR DO QUE SE PASSA A NIVEL NACIONAL NO SAMBA e não fica só olhando para o seu umbigo e pensando que esta tudo feito .... nada mais há para aprender. Esses sabem reconhecer o verdadeiro valor .Tinha saudades de ouvir UMA BATERIA que fizesse lembrar uma quadra de samba do RIO DE JANEIRO.
Trabalho de palco excelente . Muito trabalho está ali. Muitas horas e pelo que sei.... VEJAM SÓ..... muitos meses pois este reportorio e este EXPECTACULO esta montado desde SETEMBRO DO ANO PASSADO.
Mas mais palavras para que ???
Excelente o samba de enredo também colando frases dos 25 anos de samba !!!
Pode ver e ouvir esse samba em http://www.youtube.com/watch?v=GdFPEv4C8nU
Nesse video que está anexo a esta pequena " cronica " da parte final da EXIBIÇÃO DA BATERIA está tudo o que se possa dizer !!!!
Pena que quem possa pensar que sabe tudo - Que nada tem a aprender ou que está a realizar algo de bom não tenha oportunidade de ver AO VIVO o QUE É UMA BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA. Principalmente em palco a CHARANGUINHA parece mas não é uma bateria de escola brasileira É BEM PORTUGUESA ( todos PORTUGUESES) e que devia servir de exemplo para quem ensina TUDO ERRADO ou pensa saber ensinar!!!
VALE A PENA VER E OUVIR !! QUE QUALIDADE.
Tinha saudades. Com excepçao do bom trabalho e já com muita qualidade da bateria da Bota no Rego estava já a precisar de ouvir batidas desta qualidade.
( No fundo do palco tem mais ritimistas tocando que não se vêem no video. )
Que sirva para alguma coisa para quem gosta realmente de qualidade ritmica e verifique o QUANTO DEVE ANDAR ENGANADO depois de OUVIR E VER ISTO!!!!!