Em 7 de Fevereiro de 1932, as escolas de samba do Rio desfilaram pela primeira vez. Oito décadas depois, com contribuição da arte de centenas de milhares de sambistas, o carnaval carioca é o maior espetáculo da Terra. Para festejar essa data, e lembrar o começo dessa incrível história, o EXTRA e a Prefeitura do Rio lançaram o projeto "80 anos de desfiles", que homenageou os grandes nomes do samba e relembrou os momentos mais marcantes da festa.
Um júri com 20 especialistas escolheram os melhores sambistas em nove categorias: mestre-sala, porta-bandeira, puxador, carnavalesco, passista, ritmista/mestre de bateria, musa, Velha Guarda e compositor. Os vencedores destas categorias e do prêmio de Personalidade foram homenageados em uma grande festa no Terreirão do Samba, no dia 7 de fevereiro.
O ponto alto foi a recriação do desfile de 1932! É isso mesmo, esse foi o grande presente do EXTRA para os leitores e os sambistas: Mangueira, Portela, Unidos da Tijuca e Estácio (escolas que estavam presentes nesse primeiro ano)refizeram esse desfile, com as características da época, no Terreirão do Samba (ou seja, na Praça Onze, lugar onde tudo começou).No mesmo dia, no mesmo local, com as mesmas escolas,foi relembrado como foi o primeiro desfile das escolas de samba. Foi pra arrepiar qualquer um! Até quem é ruim da cabeça ou doente do pé
VER VIDEOS DESSA RECRIAÇÃO NA COLUNA DA DIREITA( que MARAVILHA . Videos para guardar e imaginar como devia ter sido bons esses tempos !!! )
MAIS SOBRE AS COMEMORAÇÔES EM :http://extra.globo.com/noticias/carnaval/80-anos-de-desfile/extra-vai-recriar-carnaval-de-1932-homenagear-os-grandes-sambistas-do-rio-3670350.html