quarta-feira, 25 de março de 2009

O MELHOR SAMBA DO PAÍS

GRUPO SAMBA LÊ LÊ
Hoje relembro para quem conhece e desvendo para quem não sabe e continua por isso provavelmente equivocado e iludido, o mais antigo e MELHOR GRUPO DE SAMBA ( pagode ) de Portugal.
É indiscutivel para quem conhece e talvez bom de conhecer para quem apenas conhece algumas coisas de samba em Portugal.
SEGUE TRECHO RETIRADO DO SITE DO GRUPO FUNDO DE QUINTAL que esteve em Portugal mais propriamente em Ovar em 2005 para actuação e aproveitou para estar numa roda de samba na sede da Charanguinha com o grupo Samba Lê Lê bem como link para rever um pouco dessa Roda de Samba.


SAMBA LÊ LÊ!
Samba lê lê tá doente tá
Com a cabeça quebrada
Samba lê lê...Samba samba samba o lê lê...
Alguém se lembra dessa canção popular?E não é que o Grupo Fundo de Quintal começará o seu ano internacional em Portugal no início deste ano? A cidade onde vamos, de nome OVAR, fica a uma hora da cidade do Porto, e lá existe um grupo de samba chamado SAMBA LÊLÊ.Ë evidente que eles não sabem dessa história e nem conhecem a música mas o Xando, um dos fundadores do grupo é um grande amigo meu que toca cavaquinho e cultua o som de samba de raiz lá na terrinha. É isso mesmo. Lá não tem samba de terninho é só samba de raiz. O show será na Charanguinha que é a escola de samba onde eu já tive o prazer de passar um carnaval somente para conhecer o pessoal. Foi realmente um carnaval muito quente, pra se ter uma idéia estava d o i s graus e garoando fino.uhhhhh! E as mulatas?????, ou melhor, portuguesas sambando com tudo que tem direito pois a Charangunha é.uma escola de samba como se fosse as daqui do brasil, com samba enredo, porta bandeira, passista alas etc. Foi uma grande experiência ter sido convidado por eles para assitir aquele desfile. Mas voltando ao Samba Lê Lê, é um grupo formado em 1973 por estudantes da Universidade de Coimbra, uma das melhores do país e seus componentes adoram o Brasil, samba e principalmente Fundo de Quintal. O Grupo é formado pelos seguintes integrantes: Xando cavaco e voz principal, Fernando bateria e percussão geral, Xandinho tantan vocal e pandeiro, Pirussa pandeiro, Bruno surdo Pandeiro e tamborim. Alguns componentes eu conheci no Cacique de Ramos há vários anos. Mas estamos indo pra lá pra mostrarmos o nosso jeito de tocar e sambar para os portugueses e depois a gente conta aqui. O que eu sei até agora é que Portugal está em polvorosa esperando pra sambar e nós vamos fazer isso com certeza.
Mario Sergio.

Brasil é Alegria, é Carnaval, é Samba!
E Samba Lê-Lê é tudo isso e muito mais!Formado em 1973 por estudantes Brasileiros da Universidade de Coimbra, o Grupo Samba Lê-Lê, teve e continua a ter como principal objectivo, mostrar o verdadeiro Samba de Raíz, da forma como é tocado e cantado nas mais famosas rodas de samba do Rio de Janeiro e também por todo o Brasil.Assim, sempre com o mesmo rumo desde a sua fundação, este grupo tem feito inúmeras apresentações por todo o país e estrangeiro, donde se destacam os famosos bailes de Carnaval e Final de Ano do Pavilhão do Dramático de Cascais e Casino da Póvoa de Varzim, na década de 80. Desde então, XANDO um dos fundadores do grupo, procedeu a várias remodelações nos respectivos elementos, sendo de referir que excluindo ele próprio, todos os restantes actuais componentes são Portugueses que em alguns casos foram e noutros ainda se encontram ligados ao panorama das Escolas de Samba em Portugal e que amam o verdadeiro Samba de Raíz, sendo actualmente considerados como dos melhores executantes do género em Portugal. Este grupo sempre cultuou as músicas dos grandes nomes do samba, sendo sua principal referência o Grupo Fundo de Quintal e ainda Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Martinho da Vila e Jorge Aragão.Trata-se do grupo de samba mais antigo existente em Portugal e é também neste país, uma referência dentro do samba, tendo sido inclusivamente o responsável pela divulgação em Portugal do próprio Grupo Fundo de Quintal.
SEGUE LINK para visionar um pouco dessa Roda de Samba
http://carnaval.ovar.net/charanguinha/fdqrodadesamba.html